MENU

Expedição na Gastronomia da Serra da Canastra

05 janeiro - 08 janeiro/2020

Serra da Canastra, MG

MÁXIMO DE PARTICIPANTES: 15 O curso acontece com o mínimo de 8 participantes.

A Serra da Canastra é geralmente lembrada quando se fala de queijos artesanais feitos com leite cru, típicos dessa região do estado de Minas Gerais. Porém, a Canastra é muito mais do que seus queijos. É onde fica a nascente do Rio São Francisco e existe a confluência dos biomas Mata Atlântica e Cerrado. A biodiversidade e climas locais proporcionam a produção artesanal de produtos como café e vinho, além da plantação de hortas orgânicas, e pesca de peixes e camarões de água doce. Isso tudo, aliado à cultura interiorana mineira, traz à tona uma riqueza de costumes e tradições que são representados na deliciosa e rica gastronomia do estado.

O Aprenda Viajando é quem leva você

O Aprenda Viajando é uma empresa focada em viagens de estudo que segue modelos aplicados por universidades como a New York University, a University of Massachusetts Amherst, a University of Redlands, a Oxford Brookes University, a Unisg, entre muitas outras, que incluem roteiros voltados à educação em seus cursos como aliados inseparáveis do aprendizado em sala de aula.

Pra quem é essa viagem?

Amantes de queijo, belas paisagens, e aqueles que gostam do estilo de vida interiorano são bem-vindos na nossa expedição pela gastronomia da Serra da Canastra. O conteúdo de todo o programa é também de grande interesse para estudantes, professores e profissionais da área gastronômica, sem necessidade de mencionar produtores de queijo, que entenderão a história, dificuldades e técnicas de produtores dos queijos mais famosos do Brasil, os Queijos Canastra.

Workshops com os Queijeiros do Mato

Guilherme Ferreira (Capim Canastra) e Diego Martins (Caseirinho) são dois produtores de queijos que decidiram se unir para divulgar a cultura do queijo artesanal brasileiro.

Paulista, Guilherme voltou para cidade de seu pai em Minas Gerais para resgatar a tradição da família, sendo da quinta geração de queijeiros. Na sua caminhada, ganhou prêmios no maior concurso do mundo de queijo artesanal, tornando-se o primeiro brasileiro a ganhar medalha em um mundial, além do Prêmio de Queijo Brasil. Tem entre seus clientes estão os chefs Alex Atala (D.O.M.), Rodrigo Oliveira (Mocotó), e Henrique Fogaça (Sal Gastronomia).

Diego, por sua vez, aprendeu a fazer queijo com seu pai aos 12 anos de idade, e faz parte da terceira geração de produtores de queijos artesanais em sua família. Participou do Queijo Brasil, onde ganhou medalhas. Atualmente, foi selecionado para representar sua região com a manteiga de soro de queijo no maior evento de gastronomia da América Latina, Semana Mesa SP. A produção de manteiga de soro iniciou há alguns anos para aproveitar toda a matéria prima, sendo hoje seu carro chefe, já usada por Alex Atala, Rodrigo Oliveira, e Manu Buffara (Manu).

Durante os workshops, Guilherme e Diego contam suas histórias e falam da origem do Queijo Canastra, além de demonstrarem o processo de produção de seus produtos. Todo processo é ao vivo, finalizado com uma deliciosa degustação de todos os queijos produzidos ali, e também queijos maturados.

4 dias intensos 

A vida no interior não é tão pacata como se imagina. Apesar da não existência de trânsito e correria dos centros urbanos, as distâncias são longas na Serra da Canastra, e as estradas, de chão batido, tornam a expedição bucólica, e ao mesmo tempo a transforma em aventura. Entre conteúdo voltado à gastronomia, belezas naturais, comidas típicas com sabores indescritíveis, essa viagem vai fazer você enxergar os produtores artesanais com mais respeito, além de entender a complexidade que existe na produção de qualquer alimento. Você vai levar para casa a receita original do pão de queijo, e vai saborear não somente a rica gastronomia da região, mas também prosas, histórias, sons, e a experiência de compartilhar momentos únicos em meio a um dos lugares mais bonitos do Brasil.

Peça mais informações clicando em SAIBA MAIS, ou garanta sua vaga clicando em QUERO PARTICIPAR.

VALOR: BRL 2.755,00 Forma de pagamento:
Entrada 30% + restante em até 4x sem juros no cartão / À vista: 4% desconto

INCLUI

– transporte aeroporto Confins/Serra da Canastra/aeroporto Confins (em horário a ser confirmado)

– guia local cadastrado especialista na Serra da Canastra

– traslados na região em veículo 4×4

– 3 noites de hospedagem em acomodação compartilhada em pousada típica da região

– 3 cafés da manhã, 2 almoços, 3 jantares

– workshop Queijo da Canastra (curral, normas sanitárias, confecção de queijo) com Guilherme Ferreira (Capim Canastra)

– workshop Queijo Massa Filada e Manteiga de Soro com Diego Martins (Caseirinho)

– apresentação café da Serra da Canastra

– palestra APROCAN (Associação dos Produtores de Queijo Canastra)

– passeio Parque Nacional Serra da Canastra com ingresso

– visita para conhecer a receita original de pão de queijo

– visita confecção de doces caseiros típicos

NÃO INCLUI

– voos

– bebidas durante as refeições

– refeições não mencionadas como inclusas

– seguro viagem

– reembolso devido a fenômenos climáticos

– outras despesas/atividades não mencionadas como inclusas